Ao buscar um tipo de serviço tão importante como esse, é comum se perguntar como, exatamente, funciona o plano de saúde.
Com a oferta vasta de operadoras, tipos de planos, abrangência de coberturas, planos com e sem coparticipação, hospitalares ou ambulatoriais, nacionais ou regionais, enfim, é normal surgirem dúvidas como essa.
Portanto, para te ajudar a entender melhor como funciona o plano de saúde, abordamos abaixo as principais questões sobre esse assunto. Acompanhe!
O Que Significa Cobertura do Plano de Saúde
Ao contratar um serviço como o plano de saúde, em primeiro lugar, você deve conhecer quais são as coberturas que o plano oferece. Ou seja, quais serviços o contratante terá direito, conforme a modalidade de plano escolhida.
De acordo com o seu plano – ambulatorial e hospitalar, por exemplo – o plano terá de cobrir consultas e exames médicos. Bem como internações e cirurgias, além de outros tipos de tratamento também.
Mas é importante ter em mente que essa cobertura não é indiscriminada. No site da ANS (Agência Nacional de Saúde), você encontra detalhadamente tudo que o plano de saúde deve cobrir de acordo com seu plano. Assim como os procedimentos que estão fora da sua abrangência.
O Que é Rede Credenciada?
A rede credenciada do seu plano de saúde, nada mais é do que todo o conjunto de:
- Hospitais;
- Profissionais;
- Clínicas de atendimento;
- Laboratórios de exames e afins,
Que constam da lista fornecida pela operadora, e que estão prontos para atender o usuário.
A indicação desses estabelecimentos e profissionais parte do plano.
Enfim, para resumir ainda mais, a rede credenciada representa todos os estabelecimentos, profissionais e laboratórios que você poderá utilizar enquanto assegurado.
Conceito de Reembolso e Carência
A solicitação do reembolso no plano de saúde pode ser feita nos seguintes casos:
- Quando o usuário precisa realizar algum procedimento, seja de urgência ou emergência. Ou até mesmo de rotina, porém, a operadora não oferece o mesmo.
- Nos casos em que o estabelecimento ou profissional, recuse o atendimento ao assegurado.
Você deve realizar o procedimento em outro local. Após 30 dias, o plano de saúde deverá reembolsar o valor gasto com a consulta ou tratamento.
Lembrando que existem regras e restrições. Portanto, leia sempre seu contrato.
A carência levanta muitas dúvidas. Para dirimir a maioria delas, e oferecer um conceito amplo do que é e como influencia em seu plano, podemos dizer que é o tempo de espera, até que o usuário possa usufruir, sem entraves, de tudo que seu plano cobre.
Esquematizando o tempo de carência (espera), temos:
- Urgência e emergência: 24hs
- Partos (exceto prematuros): 300 dias
- Doenças preexistentes: 24 meses
- Outros casos: 180 dias
Tipos de Plano de Saúde
Existem diferentes tipos de planos de saúde. Por isso, vamos identificar e entender os principais deles abaixo:
- Individuais
O plano individual tem como característica a contratação direta com a operadora do plano de saúde. Seja para atender apenas o contratante, ou a ele e sua família. Mas pode ser uma das modalidades mais caras.
- Coletivos
No caso do plano coletivo, contratação da operadora parte de uma pessoa jurídica, seja um empregador ou sindicato, por exemplo.
O plano se estende a um grupo de pessoas, que podem ser colaboradores e suas famílias, ou os trabalhadores que aderiram ao sindicato.
- Empresariais
O plano de saúde na modalidade empresarial, é aquele em que o empregador paga o plano em sua integralidade, ou apenas parte dele – a depender do contrato – e o estende a todos os funcionários da empresa.
Assim, o funcionário estará segurado enquanto tiver o vínculo empregatício.
Esse tipo de plano, além de representar uma vantagem para ambos, é muito atrativo para o colaborador.
Como Funciona o Plano de Saúde?
Enfim, com todos os conceitos explicados, fica fácil compreender o que é um plano de saúde.
Desse modo, esse serviço, contratado por você ou por sua empresa, fornece uma cobertura de procedimentos de saúde e atendimentos.
Estes serão disponibilizados em uma área de abrangência, de acordo com os hospitais e médicos credenciados. Garantindo o pagamento da mensalidade, o assegurado fica tranquilo.
Afinal de contas, ele sabe que que terá acesso aos melhores tratamentos médicos e profissionais da sua região, e também do Brasil, conforme a abrangência do seu plano.
Então, não se esqueça de comentar e de compartilhar o conteúdo para tiras as dúvidas de outras pessoas.