Se você tem dúvida sobre as diferenças nos planos de saúde, então, fique até o final, e encontre todas as informações que precisa.
Quando paramos para pesquisar sobre planos de saúde, fica nítido a quantidade de produtos diferentes que as operadoras de planos no Brasil oferecem.
Existem modalidades diversas de planos de saúde. Mas cada uma delas possui as suas próprias características e condições, que podem variar de convênio para convênio.
Por isso, antes de contratar o seu novo plano de saúde, é muito importante que você conheça as principais informações, e características de cada tipo de plano que você pode encontrar no mercado.
Para te ajudar nessa análise e pesquisa, montamos esse post com um resumo completo sobre as principais diferenças dos planos de saúde no Brasil atualmente.
Portanto, acompanhe a leitura e aproveite para tirar as suas dúvidas.
Quais são os tipos de planos de saúde e as suas principais diferenças?
Abaixo, você pode conferir os detalhes sobre os principais tipos de planos de saúde no Brasil:
Plano de saúde individual ou familiar
Nesse tipo de plano, a contratação pode ser feita por qualquer pessoa física. Além disso, também é possível contratar para apenas uma pessoa, ou para toda uma família.
A cobertura do plano de saúde individual ou familiar dependerá do perfil dos beneficiários.
Para os planos de saúde familiares, o titular do plano poderá incluir parentes como cônjuge, pais, enteados ou filhos.
Ademais, os planos familiares costumam ter as seguintes características:
- A adesão é livre;
- A carência é igual em todos os planos;
- A assinatura do contrato e a cobrança da mensalidade é feita diretamente com a operadora;
- E a rescisão é livre de multas em casos de ausência de pagamento ou fraudes.
Planos de saúde empresariais
Quanto aos planos de saúde empresariais, por sua vez, quem pode contratar são as pessoas jurídicas. Dessa forma, o contratante geralmente é uma empresa, que busca opções de planos para oferecer aos seus colaboradores.
O pagamento do plano de saúde empresarial, na maioria das vezes, divide-se entre a empresa e o beneficiário, sendo que a empresa fica responsável pelo pagamento da maior parte desse valor.
Para aderir a um plano de saúde empresarial, é necessário ter vínculo com a empresa contratante do plano.
Enfim, são características dos planos de saúde empresariais:
- A cobertura fica de acordo com o plano que a empresa contratou;
- A cobrança é feita pelo contratante;
- O período de carência é normal;
- E a rescisão só é possível para o contrato geral.
Planos de saúde por adesão
Os planos de saúde por adesão, são para as pessoas que desejam contratar um plano através de alguma instituição trabalhista, incluindo: entidades de classe, associações, sindicatos e conselhos.
Contudo, só é possível solicitar esses planos depois da comprovação de vínculo com alguma dessas instituições trabalhistas.
Enfim, as características dos planos de saúde por adesão são:
- A cobertura fica conforme o que a operadora oferece;
- A cobrança é feita ao beneficiário do plano pela própria instituição;
- A carência é normal e a rescisão é sem multas previstas.
Planos de saúde para gestantes
Por fim, existe uma outra opção de plano de saúde bem comum e muito procurada: os planos de saúde para gestantes.
Se você quer cobrir todo o acompanhamento da sua gestação, é possível solicitar essa modalidade de plano de saúde tanto para pessoas físicas, como para pessoas jurídicas.
O período de carência para poder usufruir de consultas e de exames é de 30 dias. Já a carência para o parto é de 300 dias.
Aliás, vale frisar que essa modalidade de plano de saúde costuma cobrir vários tipos de procedimentos feitos por gestantes.
Além disso, também assegura todos os procedimentos do bebê por um período de 30 dias depois da data de nascimento.
Tipos de coberturas dos planos de saúde
Agora que você já conhece os principais tipos de planos de saúde que pode contratar, vamos dar uma olhadinha em quais são os tipos de cobertura, e as principais diferenças nos planos de saúde:
Cobertura ambulatorial
Os planos com cobertura ambulatorial são os mais básicos, cobrindo atendimentos considerados como de baixa e média complexidade.
Essa modalidade possui valores mais acessíveis e em conta. Como se não bastasse, os beneficiários também podem acessar atendimentos ambulatoriais, consultas e clínicas para especialidades específicas.
Eles costumam contar com pediatras, oftalmologistas, ginecologistas, clínicos gerais e ortopedistas, além de cobrir alguns exames, como hemogramas, raio-x, ressonâncias e tomografias.
Cobertura hospitalar
No caso dos planos de saúde com cobertura hospitalar, além de atendimentos em ambulatórios, o plano garante a cobertura de atendimentos em hospitais conveniados à operadora. Nesses planos, as internações também já estão inclusas.
Além disso, os beneficiários podem acessar exames, consultas com médicos especialistas e alguns tratamentos, incluindo quimioterapias, radioterapias, hemodiálises, transfusão de sangue, radiologia intensiva e diversos outros.
Gestantes que possuam plano de saúde com cobertura hospitalar podem usufruir dos benefícios do plano, tendo direito de realizar o pré-natal com especialistas conveniados, e o parto também deverá ser coberto pela operadora.
Cobertura referencial
Por último, a modalidade de plano de saúde com cobertura referencial deverá ser uma opção em todas as operadoras de planos.
A cobertura referencial nada mais, é do que a junção de todos os benefícios dos planos ambulatoriais e hospitalares, somando o direito do beneficiário à internações em enfermarias, suas consultas e exames requeridos.
Como contratar um plano de saúde seguro?
Se você está pensando em contratar um plano de saúde, aqui vai uma dica muito útil e importante pra você:
Mas antes de assinar o contrato, solicite à operadora do plano de saúde o número do plano, e o número de registro da empresa.
Em seguida, entre no site da ANS e procure pela seção direcionada às informações e avaliações das operadoras.
Nessa página, você pode conferir se a empresa realmente existe e está atuando. Assim, você evita possíveis golpes, confere qual é o desempenho geral, e a posição da empresa que oferece o plano de saúde no ranking das operadoras.
Enfim, fazendo isso, você terá certeza de que está contratando um plano de saúde seguro.
Para encontrar a melhor opção para contratar, entre em contato com a Paramitas Corretora, e converse com nossos especialistas.