Contratar um plano de saúde para a empresa não é uma tarefa fácil! São muitos aspectos para analisar antes de escolher um plano que melhor atenda a uma empresa.
Principalmente se for uma pequena empresa pois, neste caso, é preciso escolher um plano que supra as necessidades dos colaboradores, e ofereça valores baixos para o pequeno empresário.
Para ajudar na escolha de um plano de saúde para pequena empresa, que ofereça uma boa relação custo-benefício, vamos apresentar tudo o que você precisa saber para fazer a melhor escolha.
Assim, você terá um plano de saúde que caiba no orçamento da pequena empresa, e que atenda às principais necessidades dos funcionários. Então, confira as melhores dicas abaixo!
O que é um plano de saúde para empresas?
Em primeiro lugar, antes de escolher um plano de saúde para empresa, é importante saber é o que é um plano de saúde empresarial.
Como o próprio nome já sugere, o plano de saúde para empresas, é um convênio médico contratado para atender aos funcionários de uma empresa.
O plano funciona da seguinte maneira: a operadora do plano de saúde oferece uma rede credenciada de serviços médicos, com acesso a laboratórios, clínicas, hospitais e profissionais especializados, mediante o pagamento de um valor mensal.
Com isso, o acesso aos serviços de saúde e médicos fica bem mais fácil, já que o plano conta com uma rede própria ou credenciada.
O plano de saúde para empresa, pode incluir familiares dos colaboradores, funcionários já aposentados, assim como trabalhadores temporários.
Os planos de saúde são regulados pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), e não é um benefício obrigatório nem para a empresa nem para o funcionário.
Portanto, as empresas não são obrigadas a oferecer um plano de saúde para seus funcionários, apesar de este ser um bom atrativo para conseguir colaboradores. E também para garantir menor rotatividade por problemas de saúde.
Da mesma forma, o funcionário também não é obrigado a aderir ao plano de saúde da empresa na qual trabalha.
Pois, em alguns casos, a pessoa pode já ter um plano de saúde particular, ou simplesmente não estar interessada no plano oferecido pela empresa.
Um dos benefícios do plano de saúde para pequenas empresas, é que o valor da mensalidade pode ser bem atrativo.
Pois a operadora do plano pode conseguir oferecer bons preços, pelo fato de o contrato acolher um número maior de pessoas, ao contrário do plano individual.
Além disso, também é possível oferecer diferenciais como a cobertura maior, e até mesmo descontos em medicamentos.
Como escolher um plano de saúde para pequena empresa
Agora que você já sabe o que é o plano de saúde empresarial, deve fazer um levantamento sobre quem irá utilizar o plano de saúde em sua pequena empresa.
Traçar um perfil dos funcionários da sua empresa será fundamental, para saber as necessidades de sua empresa, e ajudar a selecionar aquele plano de saúde que melhor atenda a essas necessidades.
Para isso, busque responder às seguintes questões:
- Quantidade de colaboradores: a primeira coisa é saber quantos colaboradores a empresa tem, para ter noção do tipo de plano, e dos descontos oferecidos para a contratação de grupos, pois grupos maiores têm chances de ter mais descontos.
- Qual a real necessidade de Abrangência: Nacional ou Regional??
O plano nacional tem mais acesso e, portanto, um valor mais alto também. alto. Os tipos de abrangência podem variar para o titular.
No caso do plano regional, os valores são mais acessíveis. Porém, o atendimento é garantido apenas na área de abrangência do plano. Desse modo, se for preciso viajar, e necessitar de atendimento médico, o plano de saúde regional não garante o atendimento.
- Faixa etária: a idade é uma informação relevante na contratação de planos de saúde. Afinal de contas, quanto maior for a idade do funcionário, mais cara será a mensalidade de seu plano de saúde.
Outras questões para se considerar na escolha do plano de saúde para pequena empresa
Além dos pontos já mencionados, é importante prestar atenção em mais alguns detalhes, antes de escolher um plano de saúde para empresa pequena.
Tipo de acomodação
Os planos oferecem dois tipos de acomodação (enfermaria e apartamento). Em geral, a opção de enfermaria oferece valores mais baixos, e costuma ser a principal opção para trabalhadores com salários mais baixos.
A opção de apartamento costuma ser mais comum entre funcionários com cargos mais altos.
Cobertura do plano
Diz respeito aos procedimentos que podem ser feitos pelos usuários. A cobertura pode ser:
- Ambulatorial (consultas, exames e tratamentos ambulatoriais);
- Hospitalar sem obstetrícia (inclui internações, atendimento em prontos-socorros, mas não oferece atendimento em parto);
- Hospitalar com obstetrícia (oferece tudo o que tem na anterior e ainda garante assistência em parto até 30 dias depois);
- Segmentação referência (oferece atendimento ambulatorial, hospitalar com obstetrícia e pode ser contratado com acomodação coletiva em enfermaria ou individual em apartamento);
- Plano odontológico: alguns planos podem oferecer descontos para a inclusão de plano odontológico, algo que pode ser um grande diferencial para a empresa que oferece. Contudo, é preciso avaliar a relação custo-benefício para ter certeza se vale a pena incluir o atendimento odontológico no plano.
Coparticipação
Esta é uma grande oportunidade para empresa avaliar a contratação do plano para seus funcionários. Afinal de contas, muitas vezes, essa modalidade torna viável o plano para todos.
Nesse caso, a mensalidade tem um valor reduzido por ter uma participação financeira toda vez que o beneficiário usa o plano.
Assim, garante o uso consciente, um valor mais acessível e, consequentemente, um benefício para todos.
Um formato muito usado, é quando a empresa paga a mensalidade do plano, e o colaborador paga uma taxa pelos serviços que utilizar. Nesse caso, o desconto ocorre direto em folha de pagamento. Mas é importante frisar que isso não é uma regra.
Carência
É o prazo que o colaborador precisará aguardar para usar certos serviços após aderir ao plano de saúde.
Algumas operadoras oferecem prazos mais curtos de carência, ou até mesmo não colocam período de carência.
Por isso, é importante observar essa questão antes de escolher um plano de saúde pois, quanto antes os atendimentos estiverem liberados, melhor será para a empresa e para os seus colaboradores.
Agora que você já sabe tudo sobre plano de saúde para pequena empresa, você já tem condições de avaliar e escolher a melhor para sua empresa e funcionários! Para isso, conte com a Paramitas Corretora.
Nossa equipe especializada está sempre pronta para ajudar!