Muito se fala sobre a carência de plano de saúde e como ela funciona. No entanto, muitas dúvidas pairam sobre a mente daqueles que possuem esse serviço, principalmente sobre as carências que o plano possui.
O termo carência se refere, porém, ao tempo que deverá ser aguardado para que, em seguida, seja liberado o atendimento para um procedimento específico. Ou seja, quanto tempo o usuário deve esperar para usufruir dos serviços do plano de saúde.
Portanto, se você possui dúvidas sobre os tipos de carência de plano de saúde e precisa entender como isso impacta na sua vida, continue lendo esse artigo e saiba tudo sobre esse assunto.
Como funciona a Carência do Plano de Saúde?
A lei prevê os prazos de como funciona a carência do plano de saúde perante a Agência Nacional de Saúde. Dessa forma, as carências estão diretamente relacionadas sobre os graus de atendimentos, conforme veremos a seguir:
- 24 horas atendimentos de urgência e emergência, com exceção apenas para acidentes decorrentes de acidentes pessoais, que não se enquadrem à limitação do tempo de acordo com a regulamentação da ANS.
- 30 dias para consultas médicas eletivas, assim como também para exames laboratoriais e radiológicos.
- 90 dias para exames e procedimentos mais complexos como, por exemplo, ultrassonografia, psicoterapia, fisioterapia e fonoaudiologia.
- 180 dias pra exames ou tratamentos mais complexos, como: ressonância magnética, quimioterapia, radioterapia, acupuntura, tomografia computadorizada, entre outros.
Qual a carência de Parto do Plano de Saúde?
Depois da contração do plano é importante saber qual a carência de parto do plano de saúde. Nesse caso há duas opções de carência, que veremos a seguir.
- O parto possui o período de carência de 300 dias, tanto para o parto, como a internação após o procedimento.
- Caso haja necessidade de parto prematuro (antes do fim da 36º semana), a sua carência máxima do plano de saúde deverá ser de 180 dias.
Qual a Carência de Cirurgia Bariátrica?
A carência para realização de cirurgias é de 180 dias, após a contratação do plano. Nesse sentido, para cirurgias bariátricas, existem as seguintes opções a serem observadas:
- Se o paciente já for obeso ao contratar o plano (condição pré-existente), ele deverá aguardar, no entanto, 24 meses para a realização da cirurgia.
- Da mesma forma, caso o indivíduo ganhe peso após a contração do plano de saúde, e a indicação seja a cirurgia bariátrica, 180 dias será o prazo de carência.
Como funciona para ter o parto pelo plano de saúde?
Para as mulheres que pensam em ter filho, a dúvida de como funciona para ter o parto pelo plano de saúde é bem preocupante. De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o período de carência para a gestação pode ser:
- 180 dias, média de seis meses (mínimo).
- 300 dias, média de dez meses (máximo).
Essa carência está relacionada a exames, internações e para o parto. É importante lembrar que a internação varia de acordo com o plano contratado.
Quando for contratar o plano de saúde, fique atenta para que, na opção desejada, esteja incluso o plano com parto.
Como funciona para ter cirurgia bariátrica no plano de Saúde?
Ademais, se você deseja fazer uma cirurgia de redução de estômago, deverá ficar atento em como funciona para ter cirurgia bariátrica no plano de saúde. Afinal de contas, esse tipo de procedimento leva um tempo de carência para poder ser liberado.
Para que seja autorizada a realização da cirurgia, o paciente deverá se submeter a uma análise médica (exames e anamnese), de forma criteriosa para que, dessa forma, seja confirmado se há, de fato, necessidade de realização do procedimento.
Da mesma forma, algumas condições devem ser consideradas para tornar-se um paciente apto para a realização dessa cirurgia, como:
- Idade entre 18 e 65 anos de idade.
- IMC entre 35 km/m2 e 39,9 km/m2, tendo outra condição atrelada à obesidade, como por exemplo, diabetes.
- IMC acima de 40 km/m2 tendo ou não outra condição.
Além disso, também é importante ressaltar que o plano de saúde deverá ter uma cobertura hospitalar para realização dessa cirurgia. Por isso, é importante que você avalie bem antes de realizar a contratação de um plano de saúde.
Da mesma forma, pesquise os hospitais que ele disponibiliza para a realização desse tipo de procedimento. Dessa forma, evita-se a contratação de um plano que atenda ao que o usuário realmente precisa.
Enfim, para sanar mais dúvidas sobre carência de plano de saúde, basta clicar aqui, para obter mais informações.
Entre em contato com a Paramitas Consultoria e encontre o plano ideal para você!