Plano de saúde: como faço para usar? Essa é uma dúvida de grande parte das pessoas, mesmo após contratar um convênio médico.
Aliás, plano de saúde sempre desperta muitas dúvidas, tanto na hora de sua contratação e escolha do melhor pacote de serviços para você, quanto na hora da utilização.
Portanto, se você também se pergunta sobre plano de saúde: como faço para usar, como faço para utilizar os benefícios a que tenho direito? É possível realizar consultas e exames no mesmo dia da contração? Então, leia até o final.
Pois selecionamos as principais informações e dicas abaixo para te orientar.
Como Usar o Plano de Saúde?
Abaixo, nós listamos as principais dicas para você que ainda não sabe bem como usar o plano de saúde. Confira com atenção!
Verifique sempre a carência para cada tipo de procedimento
Esse é um dos pontos que mais geram dúvidas. Pois muitas pessoas não sabem como funciona, ou não se atentam para essa questão.
A carência nada mais é do que o tempo necessário até o usuário poder realizar um certo procedimento ou consulta.
Segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde), o tempo de carência deve ser de:
- Urgência e emergência: 24hs
- Partos (exceto prematuros): 300 dias
- Doenças preexistentes: 24 meses
- Outros casos: 180 dias
Portanto, em primeiro lugar, para utilizar o plano, você deve conhecer os prazos d carência, e saber quando eles vencerão, a depender do que você precisa.
Confira se o médico que deseja consultar está entre os credenciados
Para usar seu plano de saúde, é necessário também conferir se o médico com quem pretende se consultar está entre os profissionais credenciados.
Do mesmo modo que acontece com os hospitais e laboratórios de exames, que também devem estar constando na lista dos aptos a te atenderem pelo plano de saúde.
Tenha equilíbrio no uso do plano
O plano de saúde está aí para lhe dar segurança e ajudá-lo a manter a saúde em dia. No entanto, não é por isso que seu uso deve ser indiscriminado.
Sendo assim, essas dicas abaixo podem ajudar nessa questão, e a evitar idas ao médico desnecessárias, bem como desperdício de recursos:
- Vá ao pronto socorro apenas quando necessário;
- Consulte o médico clínico geral, que lhe indicará o especialista correto, caso necessário;
- Faça somente exames solicitados pelo médico;
- Depois de realizar os exames, não deixe de buscar os resultados e ir ao médico para o retorno;
- Mantenha seus exames sempre organizados em uma pasta específica;
- Desmarque a consulta quando não puder comparecer;
- Cumpra sempre as orientações do seu médico,
- Preencha e assine a guia de consulta só uma vez.
Não esqueça a carteira do plano ao realizar qualquer procedimento ou consulta
Hoje em dia é muito mais fácil estar sempre com a carteirinha do seu plano em mãos, pois algumas operadoras fornecem aplicativos, onde é possível manter uma “carteirinha digital”.
É necessário sempre estar com ela em mãos – digital ou fisicamente – juntamente com um documento de identificação com foto.
Assim, você evita problemas na hora de ir ao médico, ou dar entrada no hospital por algum motivo. Mantenha o App sempre instalado no seu telefone, e a carteirinha física sempre junto de seus documentos pessoais.
Esteja atento ao que foi contratado em seu plano de saúde
Pode parecer uma afirmação redundante, mas muitas pessoas não conferem o que contrataram, e acreditam terem cobertura a algumas procedimentos não inclusos.
Portanto, procure estar ciente de todos os detalhes, antes mesmo de assinar o contrato. Porém, caso você ainda tenha alguma dúvida em relação a algum procedimento, consulte o que consta nos termos do seu plano, e do pacote que você contratou.
Verifique se seu plano cobre internações ou outros tipos de procedimento, por exemplo, antes de dirigir-se ao hospital.
Fique atento aos detalhes do contrato e use corretamente seu plano
Observando os detalhes apontados, como o tempo de carência, a rede médica credenciada e o que você tem direito no pacote de serviços de saúde, é mais fácil entender como usar o plano de saúde.
Além disso, manter um uso consciente desse recurso também é parte importante desse processo. Por isso, lembre-se de sempre utilizar o serviço quando for necessário.
Além disso, você pode sanar qualquer dúvida nas cláusulas do seu contrato. Ou, se preferir, você também pode entrar em contato com a operadora.
Enfim, essas são as principais informações de como usar o plano de saúde. Contudo, se ainda ficou com dúvida, é só entrar em contato com a equipe da Paramitas Corretora, que teremos o maior prazer atendê-los.
Aproveite para fazer um orçamento do melhor plano de saúde para você e sua família!
Resultado do CopySpider: 0,5%