Está pensando em mudar o seu plano de saúde? Entenda como fica a questão da carência na troca de plano de saúde, do que se trata a compra de carência e como funciona a portabilidade.
O grande receio da maioria das pessoas que estão prestes a mudar de plano de saúde, é o período de carência dos planos. Imagina ter que esperar ainda mais tempo para conseguir realizar as consultas e exames, não é verdade?
No entanto, existem formas de realizar compras de carência e fazer a portabilidade. Mas, para isso, é necessário cumprir algumas regrinhas!
Quer entender melhor como fica a carência na troca de plano, e como você pode otimizar esse tempo? Então, acompanhe a leitura para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.
O que é carência do plano de saúde?
Em primeiro lugar, é importante você entender do que se trata o período de carência dos planos de saúde.
Existe uma regulamentação por lei para esse período, e está de acordo com as regras da ANS. O intuito principal da carência é dar tempo suficiente às instituições de saúde, para conseguirem oferecer um serviço de qualidade aos novos beneficiários.
O período de carência varia de serviço para serviço, e representa o tempo determinado pela empresa do qual os clientes ficam impossibilitados de acessar os seus direitos, seja para exames, consultas ou cirurgias.
No fim, é esse período que garantirá a estabilidade financeira da operadora do plano de saúde, bem como o acesso dos beneficiários a serviços de qualidade.
É possível reduzir a carência dos planos de saúde na troca de plano?
Em casos de troca de plano de saúde, é sim possível reduzir o período de carência. Assim, você evita ter de cumprir novamente todos os prazos. Para isso, você pode solicitar uma “redução da carência”.
Mas, para obter aprovação da sua solicitação, será necessário cumprir algumas regras, que relaciona-se diretamente ao tempo que você permaneceu no outro plano. Veja em mais detalhes:
- Clientes que não possuem plano anterior: no caso de não possuir um plano anterior, algumas operadoras oferecem a “carência promocional”, que visa reduzir o período de carência. No entanto, é importante destacar que as empresas não são obrigadas a oferecer esse serviço. Por isso, é necessário consultar a operadora.
- Clientes que possuem plano anterior: para esses clientes, quanto maior for o seu tempo de permanência no último plano, maior será a redução da carência no novo plano de saúde.
Portabilidade de carência: quais são as regras e como fazer?
Como explicamos mais acima, é possível realizar a portabilidade de carências em situações de troca de planos de saúde. Esse serviço, no entanto, possui algumas regras. Enfim, entenda melhor quais são elas abaixo:
- O seu novo plano deve ter uma faixa de preço parecida com o valor do plano antigo;
- O contrato com o plano antigo deve estar ativo no momento da solicitação;
- O pagamento das mensalidades do plano deve estar em dia;
- O cliente deverá ter cumprido o “prazo mínimo de permanência” no plano antigo.
Desse modo, a solicitação da portabilidade de carência do plano de saúde deve ser feita antes do cancelamento do plano antigo.
Além disso, os clientes devem consultar o Guia de Planos de Saúde, para conferir quais são os planos que estão disponíveis no mercado, e que são compatíveis, com a finalidade de conseguir a portabilidade.
Basta preencher as informações sobre o seu plano de origem, e sobre os critérios do novo plano. Ao final, você verá uma lista com os planos disponíveis para você realizar a portabilidade.
Outro requisito para poder solicitar a portabilidade de carência, é o prazo de permanência do beneficiário no plano de origem, nos seguintes moldes:
- Para a 1ª portabilidade: permanência de, pelo menos, 2 anos;
- Para a 2ª portabilidade em diante: permanência no plano de origem de, no mínimo, 1 ano;
- No caso de doença pré existente (exceção para os usuários que aderem ao CPT (Cobertura Parcial Temporária): para esses perfis, procedimentos mais onerosos, como cirurgias, serviços de alta complexidade e leitos de alta tecnologia podem ser suspensos por um período máximo de até 2 anos.
O que é “compra de carência”? Como funciona?
O termo “compra de carência” é muito utilizado em posts, artigos e nas próprias operadoras de planos de saúde.
No entanto, a compra de carência nada mais é do que a portabilidade de carência, que explicamos acima! Mesmo que o termo “compra” dê a impressão de que você pode pagar para reduzir a carência, na verdade não é bem isso.
A compra de carência nada mais é, do que a transferência do período de carência do plano antigo para o plano novo, sendo que nenhuma das operadoras dos planos de saúde pagam por essa transferência, e muito menos o beneficiário.
O que acontece é que a operadora do seu novo plano de saúde assumirá o período de carência da operadora do plano antigo. E você poderá usufruir dos seus direitos e benefícios assim que a portabilidade for concluída.
Qual a documentação necessária para realizar a portabilidade de carência?
Geralmente, a documentação exigida nos processos de portabilidade de carência pode variar de operadora para operadora. No geral, esses são os documentos solicitados pela grande maioria:
- Carta de permanência da operadora do plano anterior;
- Uma cópia dos boletos dos três últimos meses, junto com o comprovante de pagamento;
- Carteirinha, constando o nome do titular e dependentes, data de vigência e o tipo de acomodação.